• Instituto Mtivação

CONCEITOS QUE DESFAZEM PRECONCEITOS - 2

Atualizado: 5 de Ago de 2019

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS


Conceitos que desfazem preconceitos - Diga ao Google

Vamos refletir?


Convido você a pensar sobre os conceitos empregados no cotidiano e que, sem pensar sobre os seus significados e sobre os valores neles impressos, os utilizamos em diversas ações, impregnando comportamentos e perpetuando culturas.

A cultura de uma sociedade está constituída por uma série de conservas culturais, de antigos paradigmas, que, sem questioná-los, se recorre para socializar seus membros. Numa constante dinâmica de transmissão de valores e de tradições, os diversos núcleos sociais recebem prontas as criações e as conduz aos seus grupos e/ou às próximas gerações. Ao mesmo tempo, Os avanços pedem a ruptura de comportamentos impressos numa determinada cultura impregnada de determinados valores. Inúmeros comportamentos são expressões de preconceitos, discriminações e falta de conhecimento. Para mudar comportamentos há a necessidade de conhecimentos!

Como num círculo vicioso, saberes levam a novos comportamentos que levam a novos saberes e novos comportamentos que são perpetrados por gerações.

No tema em questão, vale ressaltar que a ruptura de um paradigma não ocorre apenas com a promulgação de uma Lei. Inúmeros são os fatores que estão impressos em comportamentos. Um deles é a consciência do significado dos termos que são utilizados em promulgações legais, elaboração documental e uso verbal ou escrito no cotidiano – conceitos que são os eixos de uma determinada ação. Dentre eles está o termo INFRACIONAR.