• Instituto Mtivação

ADOLESCÊNCIA A TAL FASE PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO! (PARTE 4) – A CRISE E A PARCERIA PARA SUPERAÇÃO


A CRISE E A PARCERIA PARA SUPERAÇÃO - Diga ao Google

Para transpor as dificuldades de forma a garantir a qualidade necessária para a vida adulta, o/a adolescente necessita de parceiros que o/a ajudem a construir formas adequadas para a superação das incertezas e dos conflitos advindos. Por conta da maturação neurológica, das novas sensações corporais e experiências relacionais. Portanto, TODOS NÓS PARTICIPAMOS DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE QUALQUER ADOLESCENTE.

É nesta etapa que é desencadeada no indivíduo os sentimentos de insegurança pelo novo corpo que está sendo vivenciado. Na esmagadora maioria da população, vivem a vulnerabilidade em face dos diversos desafios postos pela nova maneira de viver em sociedade.

Vale lembrar que são evidentes e marcantes as contradições da sociedade brasileira que evidenciam que o significado do conceito adolescência e os seus desdobramentos no ciclo vital não são extensivos a todos os/as adolescentes. Este período de vida é, também, acompanhado das peculiaridades das diversas regiões do país, dos vários grupos e subgrupos sociais – econômicos, culturais, raciais, religiosos, etc.. Portanto, também são evidentes as diferenciações e as possibilidades; e, consequentemente, as qualidades do enfrentamento das vulnerabilidades advindas dessas mudanças, que estão diretamente relacionadas às condições que este indivíduo se insere. As características particulares de cada classe sócio-econômico-cultural-religiosa conjugadas a cada sexo, etnia, costumes e moral serão fatores determinantes na superação destas vulnerabilidades.

Os fatores mencionados, concomitantes e com intensidades diferentes entre eles, faz com que seja instalada no/na adolescente a tão falada “crise” - que nada mais é do que a ruptura do conhecimento do corpo e das relações da época de ser criança.

Sabemos que, em qualquer circunstância e em qualquer época da vid