top of page
  • zarrefmkt

ADOLESCÊNCIA: A TAL FASE PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO! (PARTE 2) - PUBERDADE


Puberdade - Diga ao google

A ADOLESCÊNCIA - período de transição entre o ser criança e o ser adulto – é iniciada na PUBERDADE!


Como foi dito no texto anterior, não há uma idade única e universal para a criança, de ambos os sexos, iniciar as características exclusivas da PUBERDADE. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a maioria inicia este novo desenvolvimento entre 10 e 14 anos de idade. Do início dessa maturação física ao seu término tem uma duração de 3 a 4 anos.

PERÍODO FILOGENETICAMENTE PREDETERMINADO; se instala “sem pedir licença”, basta estar vivo/a para que, em algum momento, seja desencadeado fisicamente!

Inicia-se a partir da MATURAÇÃO NEUROLÓGICA!

Essa maturação, independente do querer (ou não) de cada um, promove mudanças significativas de ordem corporal e, ao mesmo tempo e paulatinamente, de apreensões cognitivas e, conseqüentemente, de comportamentos e relacionamentos característicos dessa faixa etária.

Este desenvolvimento acontece na universalidade e totalidade da população, independentemente da cultura, da classe econômico-social, da etnia, da crença/religiosidade, ou do sexo (feminino ou masculino).

Essa evolução é o momento que se instala a maturidade sexual e a capacidade de reprodução. Todo ser humano já nasce com as características físicas femininas ou masculinas. É um período caracterizado pelo aumento de tamanho e amadurecimento dos órgãos sexuais; portanto, começam a “funcionar”, a desenvolver características próprias.

  • As alterações não ocorrem todas ao mesmo tempo;

  • Cada uma dessas mudanças segue seu próprio ritmo;

  • Partes do corpo podem ficar desproporcionais;

  • Essas mudanças físicas notáveis tem consequências psicológicas!

Essa maturação neurológica chamada puberdade envolve alterações físicas dramáticas, fazendo parte de um longo e complexo processo, e suas implicações psicológicas podem continuar até a vida adulta.

Uma combinação de influencias genética, físicas, emocionais e contextuais, incluindo nível socioeconômico, toxinas ambientais, dieta, exercício, gordura e peso corporal pré-puberais, e doenças ou estresse crônico, podem afetar as diferenças individuais na época da puberdade.

Cada um/a é um/a adolescente tem suas características universais (puberdade), características particulares (nível socioeconômico, local de nascimento/crescimento, situações políticas vigentes e alcances de direitos, etc.) e características singulares (formação familiar, qualidade de relacionamentos, quantidade de relacionamentos e desempenho de papéis sociais, diferentes habilidades, etc.) – Portanto, este é uma FASE PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO.

Cada um/a adolescente irá requerer um olhar direcionado àquela pessoa e um saber se relacionar! Por isso precisamos saber o que é essa tal adolescência!


Até o próximo texto!


Instituto Motivação

Promovendo Saberes, Conquistando Direitos!

150 visualizações0 comentário
bottom of page