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P.P.P.I. - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - CONSTRUINDO O SABER-FAZER (parte 2)

Atualizado: 5 de Ago de 2019

UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, PARA MANTER-SE VIGENTE, PRECISA SUPERAR O CARÁTER DE UM DOCUMENTO FORMAL E CONSTITUIR-SE EM MECANISMO VIVO DE DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO INTERATIVA PERMANENTE DE SEUS PRINCÍPIOS PELA COMUNIDADE.


A instituição que o opera, a par das múltiplas contradições postas na sociedade atual, precisa situar-se de modo crítico e dialético; dialogando efetivamente com todos os setores da sociedade, a partir de um contexto local, incluído na problemática nacional, que, por sua vez, determina e é determinante de uma conjuntura global, de um lado, contribuindo para o desenvolvimento teórico-metodológico e, de outro lado, servindo a uma concepção radical e universal de cidadania.


O P.P.P.I. É UMA TOTALIDADE ARTICULADA DECORRENTE DA REFLEXÃO E DO POSICIONAMENTO A RESPEITO DA SOCIEDADE, DA SOCIALIZAÇÃO E DO HOMEM.

É uma proposta de ação político-educacional e não um artefato técnico. Isso implica a necessidade primordial de distinguir, no processo de conhecimento, o fundamental e necessário do secundário e fortuito, com o fim de que o específico da instituição educativa não se dilua e não se perca (Veiga, 2000, p.186).

O Projeto Político-Pedagógico como instrumento de ação política deve estar sintonizado com uma nova visão de mundo expressa no paradigma emergente da socialização, portanto da sócio-educação, a fim de garantir uma formação global e crítica para os envolvidos nesse processo (criança, adolescente, família, escola, educador social, sistema de justiça, sistema de segurança, etc) como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania e pleno desenvolvimento pessoal.


O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO É O CONJUNTO DE DIRETRIZES MAIS ABRANGENTES DE UMA INSTITUIÇÃO. SEU ESCOPO DEVE RESPONDER ÀS CLÁSSICAS QUESTÕES DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO: O QUÊ, POR QUÊ, PARA QUÊ, QUEM, COM QUEM, QUANDO E COMO - DOS PROCESSOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS.


Assim, o PPPI não é somente uma carta de intenções, tampouco uma exigência de ordem administrativa, pois expressa a identidade da instituição.

É um instrumento técnico-metodológico que visa ajudar os desafios do cotidiano de uma forma refletida, consciente, sistematizada e participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar os princípios expressos nas atitudes individuais, grupais e institucionais.

Sua operacionalização é uma construção em processo permanente, pois tem como características:

  • Ser um processo participativo de decisões;

  • Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho que desvele os conflitos e as contradições;

  • Deve explicitar princípios baseados na autonomia, na solidariedade e no estímulo participativo de todos no projeto comum e coletivo;

  • Conter opiniões de todos na direção de superar problemas no decorrer do trabalho;

  • Explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

Tanto para a sua elaboração, quanto para a sua operacionalização e avaliação, há a necessidade do envolvimento dos atores como componentes individuais, o apoio institucional e as garantias legais postas no cenário nacional.

O PPPI é um documento legal e político que define a identidade e a missão da instituição, construído a partir de um elenco de valores de mundo dos atores que são encarregados por executá-lo - anuncia aonde se quer chegar.

Seus conjuntos de preposições definem: seus princípios, o funcionamento institucional, metas, prioridades, referências para o trabalho, e proposições. Explicita a visão do conjunto institucional numa perspectiva de futuro e de futuro próximo.

Exprime as condições de trabalho, a natureza das relações hierárquicas e das estruturas organizacionais, os sistemas de avaliação e de controle dos resultados; as políticas de gestão com pessoas, as estruturas, fundamentos, e práticas dos projetos particulares que compõem o todo.


#criança #pppi #diálogo

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