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A ADOLESCÊNCIA E O ADOLESCENTE: A TAL FASE PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO! (PARTE 1)

Atualizado: 2 de ago. de 2018


Adolescência - Diga ao google

Afinal, de quem estamos falando?


O que é a ADOLESCÊNCIA?


Seguimos as determinações legais brasileiras instituídas pela Constituição Federal de 1988 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece como adolescente o sujeito entre 12 e 18 anos incompletos.


DEFINIÇÃO:

ADOLESCÊNCIA
Etapa de transição entre a vida de criança (dos 0 aos 12 anos
incompletos) e a vida adulta (depois dos 18 anos).

CUIDADO! NÃO CONFUNDA:


TRANSIÇÃO = passagem de um lugar para outro


com


TRANSITORIEDADE = o que é breve e passageiro

Dessa confusão decorre, muitas vezes, a convicção de


Dessa confusão decorre, muitas vezes, a convicção de que a atitude mais adequada dos adultos responsáveis pela socialização do/da adolescente é “deixar passar esses anos” (dos 12 aos 18 anos), sem um aprofundamento para saber o porquê das características da adolescência e como se relacionar com esses sujeitos.

A ideia posta no imaginário popular é que, por si só, a necessária maturação para a aquisição e desempenho dos novos papéis surgirá quando a fase adulta se iniciar e, como num “passe de mágica”, todos os conflitos terão solução. Ledo engano!

Lembremos que esse período da vida é composto de momentos de particular complexidade.

Lembrem-se o que está na Lei e que traduz este período:


FASE PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO

Você sabe o que é uma “fase peculiar de desenvolvimento”?

Como geralmente fazemos, vamos separar os termos e apresentar o significado de cada um deles para, depois, entendermos este conceito que é um indicativo legal:


FASE

Período ou época com características próprias – portanto, a adolescência é diferente do período que caracteriza a vida de uma criança e que irá caracterizar a vida adulta. Período delimitado!

Passa por sucessivas mudanças. É um intervalo de tempo com começo, meio e fim e que tem as suas particularidades vividas só neste período. Divisão do tempo definido por alguns fatos, circunstâncias ou fenômenos específicos. Na sua grande maioria, são visíveis e/ou mensuráveis.


PECULIAR

É um adjetivo que indica o estado/condição do substantivo “fase” – momento/período particular/singular, com características próprias. Neste caso, que só acontecerá na própria adolescência.


DESENVOLVIMENTO

Ação de progredir, de aumentar ou de acrescentar alguma coisa. Multiplicação observado nas dimensões, tamanhos, habilidades, etc. Processo em que há modificação constante e progressiva, alterando um estado ou uma condição – no caso em questão, alteração da condição de ser criança.

Portanto, a ADOLESCÊNCIA é um período (legalmente dos 12 aos 18 anos) que é caracterizada por apresentar mudanças físicas, emocionais e relacionais particulares; portanto, peculiares!

Portanto, a ADOLESCÊNCIA é um período (legalmente dos 12 aos 18 anos) que é caracterizada por apresentar mudanças físicas, emocionais e relacionais particulares; portanto, peculiares!

Não há uma idade única e universal para o/a criança iniciar as características exclusivas da PUBERDADE. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, a maioria inicia este novo desenvolvimento entre 10 e 14 anos de idade.

Vale lembrar que este é um período filogeneticamente predeterminado, desencadeado pela MATURAÇÃO NEUROLÓGICA que promove mudanças significativas de ordem corporal, de apreensões cognitivas e, conseqüentemente, de comportamentos. Acontecimento universal que, mais cedo ou mais tarde, se instala na vida de todo ser humano, independentemente de sua cultura, classe econômico-social, etnia ou sexo.

Essa maturação se instala “sem pedir licença”, basta estar vivo/a.

É o momento que se instala o processo pelo qual o indivíduo atinge, por meio da maturação neurológica, a maturidade sexual e a capacidade de reprodução.

Essa maturação neurológica chamada puberdade envolve alterações físicas dramáticas, fazendo parte de um longo e complexo processo, e suas implicações psicológicas (assim como as mudanças anteriores) podem continuar até a vida adulta.

Os escritos “Desenvolvimento humano” de Diane E. Papalia e Ruth Duskin Feldman descrevem suas características de forma didática. É o que apresentaremos no próximo texto!


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