• Instituto Mtivação

Educar

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Paula Freire

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire


educar - diga ao google
Educar

Afinal, o que é educar?

Educar – Ação de cunho valorativo, desencadeada por um conjunto de procedimentos que compõem a formação de um ser humano. Ao mesmo tempo, resultado e processo. Enquanto processo é dialético e dialógico; porém, enquanto resultado é individual. Fruto da parceria entre educador e educando estabelecida na convivência e no aprendizado.

Sistema evolutivo caracterizado pela aquisição de conhecimentos, pela instrução, pela capacitação de desempenhos específicos, pela assimilação da diversidade cultural, pela apreensão das normas e padrões de comportamento, e pela identificação de valores do mundo social.

Processo desencadeado pelas diferentes possibilidades de aquisições (quantidade) e de desempenho (qualidade) advindas da intersecção entre o sujeito e o coletivo. Aquisições e desempenhos que estão diretamente relacionados às oportunidades permitidas a cada classe social nos diferentes contextos sócio-históricos. Educar é poder compreender, apreender e agir, processo desencadeada pela reflexão permanente das ações do cotidiano, tem a reversibilidade como uma das suas características.

Toda e qualquer ação é educativa, mesmo as mais rotineiras como comer, escovar os dentes.

Educar, segundo Rubem Alves, é ensinar a encontrar, portanto a fazer pesquisa. É proporcionar ao outro que ele próprio pode encontrar aquilo que ele ainda não sabe sobre ele mesmo, sobre o outro, sobre a natureza ou, sobre as coisas.

Assim, se instrumentaliza a criança para a vida ser degustada, experimentada sob a forma de prazer, o prazer de saber aprender a fazer, que poderá levar à transformação social.

Educar é permitir que a criança continue a brincar pela vida inteira, dando sentido às coisas que são aprendidas quando fazem sentido, num processo de construção.

Educar é apresentar um mundo à criança que é edificado por todos; portanto, que eles não são os únicos sujeitos da ação. Educar é fruto de uma construção coletiva através de ações da “com-vivência”. O educar é construído no cotidiano através de ações que se relacionam de forma direta e/ou indireta.

Todos aqueles que se relacionam com a criança são educadores!


#educar

#direitoshumanos

#criança

#educação


Instituto Motivação

Promovendo saberes, conquistando direitos!



47 visualizações0 comentário

INSTITUTO MOTIVAÇÃO

 contato@institutomotivacao.com.br

 

INSTITUTO MOTIVAÇÃO | por ZarrefMKT