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P.P.P.I. - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - COMO SABER FAZER (parte 3)

Atualizado: 5 de Ago de 2019


PPPI - Diga ao google

De que forma podemos construir o PPPI?

A partir da diversidade de instrumentais que possibilita o diálogo coletivo é que se permite a interrogação sobre a prática, o desvelar de diagnósticos, o planejamento de ações, o desencadear de fazeres individuais, grupais e coletivos, a avaliação da trajetória percorrida. Processo que, ao mesmo tempo em que identifica e resgata experiências exitosas, ao relacionar as ações desenvolvidas com o contexto sócio-histórico vigente, permite o desencadear de avanços necessários no enfrentamento do cotidiano.

“(...) busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. (...) o projeto político–pedagógico como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas (…), na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas é constitutiva.” (VEIGA, 1996, p. 23).

Permite a valorização da identidade da coletividade através da preservação de saberes, entendido como um conjunto de conhecimentos, práticas, tradições, valores e mitos. Para tanto, EXIGE ATITUDE INVESTIGATIVA E CAPACIDADE DE MUDANÇA NO MODO DE PENSAR E DE AGIR QUE SUBSIDIARÃO CONTÍNUAS PRODUÇÕES DE CONHECIMENTOS A SERVIÇO DE UM PROJETO POLÍTICO DE SOCIEDADE.

A produção de conhecimento é o eixo fundamental para a formação teórica, técnica, ética e política dos diferentes segmentos profissionais. Ações articuladas que nos permitem rever formas de pensar e de agir que nos foram impostas, repensá-las e, se for o caso, reconstruí-las com o objetivo de alcançar um bem que tenha a dimensão do coletivo. Ações que nos possibilitam ver e intervir no tecido social, tecido que ao ser “aberto” desvela suas tramas, seus nós, seus vazios. Desta forma, desvendam-se, então, as necessidades reais e os valores postos nas questões sociais, e são criadas as condições de apreens